Recebi um email que me questionava o trabalho do supervisor de loja. Por certo, tenho que afirmar que este papel ainda não é muito claro na maioria das empresas brasileiras. Então ouso aqui a tentar descrever um pouco deste trabalho nas lojas em que já desenvolvemos trabalhos:
É o supervisor que assegura o fiel cumprimento das metas fixadas pela administração de uma empresa supermercadista, garantindo que a operação tenham apoio e estrutura para ter o produto certo no lugar certo e na hora certa.
Outra característica fundamental que necessitamos de um supervisor é ter espírito competitivo. Precisa ter vontade de fazer as áreas se destacarem diante da concorrência. E se o objetivo é aumentar a produtividade dessas mesmas áreas, ele deve ser conhecedor do mercado onde atua.
- a) Ser o elo de comunicação entre piso de loja, a administração da empresa e o mercado.
- b) Disseminar e garantir o cumprimento de padrões e estratégias da empresa.
- c) Observar e avaliar o desempenho de cada loja e sua gerencia.
- d) Aumentar a produtividade das áreas.
- e) Observar o comportamento dos clientes e da concorrência.
- f) Liderança dos vendedores
- g) Pro atividade
- h) Espírito competitivo ao mercado
- i) Senso de organização
- j) Espírito de equipe
- k) Saber ouvir toda equipe e administração
- l) Conhecimento de mercado
- m) Controlador - sempre será a palavra de ordem para nós, e é nisso que investimos quando decidimos por uma supervisão eficiente
A responsabilidade básica pela gestão de pessoas em nível empresarial cabe aos proprietários. Aos mesmo, cabe a decisão sobre a dinâmica e o destino da organização e dos recursos disponíveis ou necessários. Quando é nomeado o supervisor, é delegado a equipe de piso de loja e gerentes de lojas.
Então passa a ter autoridade sobre a equipe de loja, ou seja, autoridade de comando e de decisão – a essa autoridade total corresponde igual responsabilidade em relação aos subordinados.
Mas para que não haja diversidade de critérios, de estilo ou de decisões, deve haver uma estrutura mestra para que haja coerência e convergência de interesses que propiciem uma direção, uma linha de ação para a equipe de loja.
Veja o quadro abaixo a titulação do cargo em supermercados
1-Titulo do Cargo | Supervisor de Vendas |
2-Objetivo principal do cargo | Alcançar as metas de vendas da empresa em todos os meses. |
3-Objetivos secundários | Conseguir formar 01 profissional (líder) a cada 3 meses ü Avaliar ü Definir um Objetivo ü Planejar ü Executar ü Acompanhar |
4- Subordinado | Diretor Operacional |
5-Deveres | Cumprir o roteiro estabelecido junto ao Diretor Comercial. Realizar o mínimo de 1 acompanhamento diário com gerente de loja. Conduzir sempre toda a linha de produtos e ofertas. Fazer relatórios semanais. Informar mensalmente quanto à situação do mercado e atividades das concorrentes. Cobrança dos gerentes atitudes e instruções já estabelecidas.. |
6-Avaliação de Desempenho | Vendas atuais e metas por produto/mês. A atual e a meta de média de visitas, exposições da sua categoria por loja e formação de novos profissionais. |
7 – Resultado | Melhora da participação por setor |
3 comentários:
Ederson, magnifico seu esclarecimento sobre esta função. Parabéns
Abraços
Magno M. Ribeiro
Bom dia, eu trabalhei em uma ação temporária como supervisora, minha duvida é, após o termino da ação quantos dias eu tenho para receber o salário?
Att,
Mariana Estevao
BOA TARDE MEU NOME É ELIZABETH, VOCÊ DIZ QUE É NECESSÁRIO UM DIA TODO DO SUPERVISOR NA LOJA, MAIS E SE EU DIVIDIR O DIA DELA ENTRE 2 LOJAS E ELA FOR TODA SEMANA ESSAS LOJAS. É RUIM??? O QUE VOCÊ ACHA???
PODERIA ME AJUDAR????
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