Como trabalhar a sua loja e sua equipe para o cliente

O nosso trabalho de assessoraria a sua empresa é um método indutivo , fundamentado em experiências  e observações da empresa de varejo a mais de 17 anos.
Aqui explico como agimos para desenvolvimento de uma loja que é nosso cliente:

A aplicação da pesquisa é de natureza qualitativa, em função da abordagem que damos neste projeto. Com entrevista semi-estruturada, e uma observação intensiva, documento as carências do piso de loja em pespectiva de suas chefias imediatas formando profissionais responsáveis pelo atendimento e exposição de produtos.

A analise destes dados é efetuada com base em referencial teórico que aprendemos em vários projetos que aplicamos e que serviu de base para formular e pesquisar os conceitos e suas variáveis de observação.

No primeiro momento da pesquisa realiziamos um perfil dos respondentes a fim que de conhecer o publico que pesquisei e entender quais os fatores poderiam influenciar nos resultados que encontramos.

Assim é possível observar o maior índice de funcionários com conhecimento técnico. Apontamos assim que a loja pode ou não priorizar o ensino o como entendia que a educação como forma importante para as atividades exercidas pelos seus funcionários.

Depois que traçamos estas informações aplicamos o encontro de conhecimento da empresa através dos considerados principais profissionais da empresa, para aplicar o planejamento estratégico da empresa que tinha como objetivo levar o conhecimento de todos profissionais as ações que visem melhorar os objetivos da empresa e o ambiente de trabalho, desenvolvendo a consciência a todos níveis da organização de nossa missão, nossa visão e nossa estratégia de negocio.

Com isso conseguimos desenvolver um comprometimento de todos com vistas as competitividades do mercado e com as carências de nossos clientes de ponto de venda.

O importante é observar a mudança de comportamento depois da aplicabilidade da Gestão de Conhecimento, onde cerca de 95% dos profissionais começaram acreditar ter mudado seu comportamento a partir de seu conhecimento das fortalezas e oportunidades da empresa.

Em algumas visões isoladas, constatamos também que a diferença de percepção de nossos objetivos entre a diretoria e a equipe de piso de loja quase se igualou. Todos os profissionais que tem habilidade maior de propiciar uma visão mais integrada do mundo de negocio começaram a reconhecer as dificuldades dos mais antigos e primários em conhecimento da empresa, o que proporcionou mais integração entre eles.

Vale salientar que a própria visão sobre gerenciamento do conhecimento, aquisição e transmissão deste mesmo conhecimento foi potencialmente diferente do que tínhamos antes da aplicação das ações necessárias para o conhecimento.

Para nós distinguir dois momentos de habilidades individuais bem como as melhores competências organizacionais da sua equipe. O primeiro momento, o nosso programa ficou voltado para habilidade individual, contudo, quando os demais tomaram conhecimento das funções dos outros setores aplicamos assim a competência organizacional, uma vez que eles aprendiam a desenvolver outras competências e assim respeitavam mais o crescimento individual de cada um.

Outras ações constituintes do nosso programa foram a formação de Comitês de Ações Operacionais, que proporcionou a empresa a aplicação pratica dos conhecimento de todos os outros profissionais nas ações de melhorias de ambiente de trabalho, bem como crescimento de vendas da empresa.

Se souber aonde vou, fica tudo mais fácil!

O processo segue por um período de doze meses com avaliação constante em reuniões realizadas mensalmente com os lideres das equipes de ações do Recursos Humanos, Marketing, Desenvolvimento, Estrutura, Comercial entre outros, onde são apresentadas as melhorias realizadas no mês e as pendências e o que deverá ser realizado já no mês seguinte para nossa visita.

É possível perceber claramente a relação entre as equipes e quais os pontos se fortaleceram e quais oportunidades ficaram claramente mensuradas.

A melhoria das habilidades profissionais foi o grande passo do Gestão de Conhecimento desta empresa, apontada pela grande maioria dos participantes que hoje tem voz e vez dentro de uma organização que tem comportamento de grandes instituições mutinacionais, com foco e com o aperfeiçoamento de vários indicadores rendimento e economia na qualidade dos proprietários da empresa.

Mas vale a pena investir!
Ederson Varejo
MBA Gestão de Pessoas

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