É muito caro para a loja ter a rotatividade de pessoal como a gente vê acontecendo hoje em dia, pois a cada saída de funcionário, normalmente, segue de uma admissão de outro funcionário, e este giro cria um custo alto de mão-de-obra.
Falar em rotatividade, falta de qualificação profissional, dificuldade para contratar, desmotivação dos funcionários, ineficiência dos líderes, baixos salários e tudo mais que reza a cartilha das catástrofes do setor supermercadista é chover no molhado.
Precisamos de atitude, é hora de abandonar as lamentações, as queixas servem, somente, para contaminar o ambiente de trabalho e reforçar a falta de esperança
Dessa maneira, acho que necessitamos de um índice para medir percentualmente, num determinado período, as variações que ocorrem e que estatisticamente poderá nos fornecer informações de interesse da empresa.
Dos mais variados métodos, o gerente de loja pode optar por simplificar e trabalhar em conjunto com a sua equipe
A rotatividade mensal, poderá ser obtido pela seguinte fórmula:
(nº de afastamento x 100) : média de empregados = % de rotatividade mensal
Exemplo: uma determinada loja que tem 20 funcionários e ocorreu 5 desligamentos, a rotatividade será:
(5 x 20) : 20 = 5%
Portanto, o percentual de 5% significa 5% afastaram-se num determinado período de sua loja.
Qual seria o custo de rotatividade de pessoal ?
Somam-se:
- despesas de rescisão de contrato de trabalho;
- despesas de recrutamento;
- despesas de seleção;
- despesas de treinamento;
- despesas de adaptação; e
- outras despesas variáveis (advogados, justiça do trabalho, etc.).
Para reduzir o índice de rotatividade de pessoal, devemos em primeiro lugar, pesquisar as principais causas que podem estar acontecendo internamente na empresa e através dela, diagnosticar cada uma e finalmente atribuir uma solução.
Para detectar os respectivos problemas, deve se adotar a “Ficha de Entrevista de Desligamento.As informações serão sempre preciosas, capazes de identificar os problemas que norteiam na empresa.
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