Experiência do Silêncio

Como já vi muito neste mercado, encontramos muitos gerentes de loja que falam demais e hoje quero compartilhar contigo sobre os perigos do falar demais:

O primeiro perigo é o excesso de CURIOSIDADE.

O problema que a curiosidade leva a distração. O profissional distraído ocupa-se com diversas coisas vazias e nada pode amadurecer e isto muitas vezes é drasticamente mau para um gestor de loja.

Quando alguém não é capaz de quardar nada para si e tem necessidade de falar a respeito de tudo, tanto do bem quanto do mal, passa a impressão de que não possui profundidade no que esta falando. E isso é muito ruim para um grande profissional de loja que deve ter o conceito de liderança de respeito de sua loja.

Um profissional que não conhece o viver em segredo e não consegue suporta-lo ele não é capaz de penetrar profundamente em uma experiencia de silencio.

Quando um profissional fala demais, geralmente quer dar nome a tudo, penetrar em tudo, fazer com que tudo se torne transmissivel, e assim ter dominio sobre tudo. A idéia é que se eu falo sobre alguma coisa, eu a domino. Lanço para o outro e assim ele não pode me derrubar.

O SEGUNDO perigo em falar é o julgar os outros. Se observarmos cuidadosamente o que muitos profissionais falam, veremos que grande parte é a respeito dos outros profissionais sejam ele da equipe ou não. Continuamente achimos interessante em falar dos outros, porque estes são fácil no quesito de assunto para falar.

Mas quero aqui salientar que falar sobre os outros é falar sobre si mesmo, sem que disto se tome consciência. Falamos sobre as coisas que gostariamos de ter, ou sobre as coisas que nos incomodam, que nos causam insegurança ou que nos provocam. Mas quando um profissional fala dos outros ele esquece que esta falando sobre si mesmo e sobre os seus problemas. E assim isto quase nunca o leva a conhecer melhor, procurando distanciar da própria realidade falando de outras pessoas.

E o TERCEIRO perigo em ficar falando demais é a VAIDADE, pois aquele profissional que fala muito busca intensamente a ser o centro das atenções. Sempre de novo ele volta a falar de si, põe-se debaixo do holofote para que os outros lhe dêem a devida atenção. Na verdade quem fala demais, quer ser ouvido e levado a sério. E sempre ele espera ser reconhecido, admirado pela sua equipe e quem o escuta.

Portanto amigos gerentes de loja, estejam atentos com a "tagarelice" que destoá nas lojas do varejo de hoje. Precisamos estar mais atentos na experiência do silencio e levar nossas equipes mais pelo testemunho, pelo exemplo de lideranças de influencia.

Deus mostra muito claro isso para nós quando nos concede apenas uma boca e supre com dois ouvidos.

Boa semana!

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms