Minha equipe trabalhando a todo vapor


Escutar clientes não é o suficiente. Temos que lhe dar um retorno positivo, fazendo que tenham uma experiencia enriquecedora enquanto tiverem em contato conosco e que levem a impressão da nossa loja, dos nossos produtos e serviços. E para isso precisamos de idéias diferentes e de colaboradores que gostem de inovar e não de pessoas que trazem a equipe para tras como se não acreditasse o que temos de melhor.


Um profissional bom custa alto, com certeza. Mas...


Não precisamos de gênio. Precisamos é de repositores, operadoras de caixa e de encarregados de setores de olhos bem abertos e com os cérebros trabalhando a todo vapor. E é disto que quero tratar aqui como sucesso da nossas lojas: entender que todos, absolutamente todos, participam do processo.


*Quando gerenciava uma loja, a bem tempo atrás, em uma reunião com todo o pessoal de loja, decidimos em "consenso" que todos deveriam aprender uma função segundária na loja, de modo que pudessemos cobrir mais facilmente um ao outro durante alguns minutos ou mesmo por um dia ou dois, em caso de falta. Desse jeito conseguiamos fazer que tudo funcionava perfeitamente, quando a frente de loja ficava tranquila todos estavam na reposição, precificação ou mesmo na limpeza... quando apertava todos ali já sabiam operar um caixa e mesmo embalar uma compra. E não nos sentiamos presos na mesma função dia após dia. E olha, que com as trocas de funções criavamos na equipe a confiança um pouco mais nos outros, o que nos unia como equipe.*


Então amigos, construa sua loja com base em milhares de idéias, sendo que você seja responsável por algumas... ou seja, quando você quiser ter grandes idéias, tudo o que precisa fazer é consultar o seu pessoal! Eles, melhor que ninguém, conhecem o seu trabalho.


Para descobrir,porque precisavamos adotar a função secundária, realizamos uma pesquisa qualitativa com os clientes na própria loja e uma das coisas mais importante para os clientes era a comodidade. Isso era tão importante quanto preço. Então resolvemos servi-los melhor, diminuindo o tempo que perdiam nos caixas, com nossa equipe em "peso" na frente de loja.


E hoje, eu pergunto a você gerente de loja: porque o cliente tem tem que esperar para comprar, ou seja, para nos dar dinheiro. Nós deviamos estar ansiosos para receber o pagamento mais rápido possível! Além do mais, espera não só é motivo de irritação para os consumidores, como também uma baita estupidez de todos supermercados. Nossa equipe tem que esforçar o máximo para atrai-los até a loja e providenciar tudo o que eles desejam.


Nunca vou entender porque fazemos nossos clientes esperar para nos dá o seu dinheiro... talvez não temos objetivo de venda ou mesmo queremos que ele vá para o concorrente.


Boas idéias e boa semana!


1 comentários:

Andre Luis disse...

Bom dia!!! Gostei muito do seu Blog.Meu nome e Andre Luis, estou querendo mudar meu ramo de atividade.Pensei em ser um Gerente de Supermercado.Mais eu lhe pergunto por onde começar?

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